EDITORIAL


É com muita satisfação que apresentamos aos nossos leitores o segundo número da Educação Online. O primeiro, um número especial, foi dedicado à comemoração dos 40 anos da Pós Graduação em Educação no Brasil e do nosso Programa que, em 1966. criou o primeiro mestrado da área no País.

O sucesso da nossa revista online foi muito maior do que supúnhamos: temos tido uma média de mais de 2000 consultas por mês provenientes de vários países. Essas estatísticas podem ser acessadas em http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/(periódicos online, estatísticas).

Neste número já contamos com a colaboração de pesquisadores de outras instituições e, diferentemente do número anterior em que os artigos objetivavam oferecer uma síntese da produção da nossa PG, os artigos já foram submetidos ao Conselho Editorial.

Para o Tema em Destaque convidamos o professor Alfredo Veiga-Neto, cuja aula inaugural em nosso programa, - Educação e Pós-Modernidade: impasses e perspectivas - provocou um rico debate que gostaríamos de ampliar para os leitores.

Apresentamos ainda: Vera Candau com A PUC-Rio e a Pós-Graduação em Educação no Brasil, sua participação na mesa redonda do seminário dos 40 Anos. Sibele Cazelli (MAST/MCT) e Creso Franco (PUC-RIO) com Os Diferentes Tipos de Capital Mobilizados no Contexto Escolar e o Acesso dos Jovens a Museus discutem, com base em pesquisa, as conexões entre a educação formal com a não formal. Zaia Brandão (PUC-Rio) sintetiza alguns resultados parciais do programa de pesquisa do SOCED desenvolvido em nove escolas de prestígio no Rio de Janeiro.

Silvia Alicia Martínez e Maria Amelia de Almeida Pinto Boynard, ambas professoras da UENF, apresentam uma investigação histórica sobre o Uso da Imprensa Periódica como Estratégia de Divulgação e Reivindicação de Novas Práticas de Escrita no Estado do Rio de Janeiro. Campos, 1914-1915.

Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, doutorando do Programa da PUC-Rio, apresenta em O Ensino por Unidades Didáticas e a retomada da Pedagogia Herbartiana no Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (CNF/FGV) sua dissertação de mestrado.

Sidney Reinaldo da Silva, doutor em Filosofia pela UNICAMP e professor da PG em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná, oferece uma interessante análise sobre Razoabilidade, Pluralismo e Educação, Segundo John Rawls.

Duas resenhas completam este segundo número de nossa revista: a de Maria Francisca Mendes do livro - BRAITH, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005 e a de Ralph Ings Bannell sobre o livro de Leandro Konder Filosofia e Educação, Rio de Janeiro: Editora Forma & Ação. Este livro é o primeiro da Coleção Fundamentos da Educação coordenada pela Professora Zaia Brandão.

Leandro Konder nos brinda desta vez em sua coluna sobre intelectuais com "Cervantes e o Amor".

A Educação Online espera contar com a colaboração de membros da comunidade acadêmica. As instruções para colaboradores encontram-se neste número.

Zaia Brandão



NOTAS
Visitem também o "Boletim SOCED", Grupo de Pesquisas em Sociologia de Educação, coordenado pela professora Zaia Brandão.